Uma das principais dúvidas das pessoas que viajam para Angola conosco é saber as condições climáticas do país durante as diferentes estações do ano. Dúvida natural, já que o continente africano tem temperaturas muito diversas. E Angola não é diferente.
Mesmo estando localizada numa zona tropical, o clima não se caracteriza por esta condição devido principalmente a 3 fatores: a corrente fria de Benguela ao sul da costa; o extenso relevo no interior e o deserto do Namibe, a sudeste.
O clima de Luanda, a capital e principal destino dos brasileiros, é levemente tropical. A média pluviométrica é de 340 milímetros por ano.
Ao visitar o país, provavelmente você ouvirá muito sobre o “Cacimbo”. É o nome dado à estação seca, entre maio e agosto, com temperaturas mais frias do que o resto do ano. A temperatura fica geralmente entre 20 e 22 graus.
Nesse período, ocorre com frequência uma névoa intensa, também chamada de cacimba, que nomeia a estação. Este nevoeiro impede a queda mais brusca das temperaturas durante a noite.
Já de outubro a abril, o clima é quente e úmido, com maior incidência de chuvas e temperatura média de 26 graus. Durante a tarde, uma corrente fria que vem de sul deixa o ar mais seco, efeito da corrente de Benguela.
Ao norte de Angola, o clima tropical é quente e úmido, e entre setembro e maio caem chuvas intensas. Nas terras altas do interior, a estação das chuvas vai de novembro a abril, enquanto a estação fria dura de maio a outubro. Na região Sul, as chuvas vão de dezembro a março.
Então, o que vestir?
No verão, recomenda-se o uso de roupas leves. Durante o cacimbo, tenha sempre um agasalho à mão.
Mas fique atento. O clima quente não é desculpa para vestir roupas mais casuais. Lembre-se que o ambiente corporativo angolano é formal, requerendo na maioria das vezes uso de terno e gravata para os homens e roupas também formais para as mulheres.
É melhor deixar os calções, camisetas e chinelos somente para a praia. 😉