+244 938 695 730 | +244 915 254 704 | Brasil: +55 21 3172-2828 reservas@atbt.com.br

Igrejas, casarões coloniais, serras, comidas típicas, artesanato, história… muita história! Quem visita as cidades histórias de Minas vive diferentes sabores, aromas e cenários. Cada canto traz uma surpresa, cada curva, uma admiração, cada cidade, um encanto.

Da simpática Mariana e da exuberante Ouro Preto, passando pelas obras de arte a céu aberto de Congonhas, chega-se à pequena Tiradentes e ao tesouro encravado em São João del-Rei. Basta escolher e se apaixonar por cada pedacinho desse estado tão rico e acolhedor.

Ouro Preto/Mariana

Essa dupla é responsável pelo maior número de turistas nas cidades históricas de Minas. Não por menos. Além de conservarem um riquíssimo acervo arquitetônico e histórico, elas possuem fácil acesso por Belo Horizonte (aproximadamente 90km). Ouro Preto é uma cidade fascinante. Entre becos e ladeiras intermináveis escondem-se lindas construções e destacam-se igrejas majestosas, com a de São Francisco de Assis. Os museus também são atração à parte. Seja o da Inconfidência ou do Oratório, a história e a tradição estão presentes em cada canto da cidade.

Bem pertinho de Ouro Preto (12km), a cidade de Mariana é um pouco menor, mas não menos charmosa. A começar pela chegada à cidade, pela Maria-Fumaça, a arquitetura das igrejas, como a de São Pedro dos Clérigos, chama atenção de quem passa. Além disso, a Praça Minas Gerais (foto), com a antiga Casa da Câmara e Cadeia, a Igreja São Francisco de Assis e a Igreja Nossa Senhora do Carmo fazem de Mariana uma cidade encantadora.

Congonhas

Conhecida como “Cidade dos Profetas”, Congonhas fica a 75km de BH, situada às margens da BR-040, estrada que liga o Rio de Janeiro à capital mineira. A parada na cidade é rápida, porém obrigatória, para uma visita ao Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (foto), que abriga uma das mais importantes obras de Aleijadinho. Além dos 12 profetas, esculpidos em pedra-sabão, o complexo traz seis capelas que compõem o Jardim dos Passos em frente à basílica.

São João del-Rei/Tiradentes

Assim como Ouro Preto e Mariana, uma pequena distância (14km) separa as duas cidades dos Campos das Vertentes. São João del-Rei, terra do ex-presidente Tancredo Neves e do escritor Otto Lara Resende, está localizada a 180km da capital e traz como principal destaque seu belo centro histórico, com casarões coloniais bem preservados, pontes de pedra e igrejas tricentenárias. Entre elas, a de São Francisco de Assis (foto) é parada certa para uma sessão de fotos.

Para chegar à vizinha Tiradentes, a opção é embarcar na Maria-Fumaça e cruzar a imponente Serra de São José num trajeto de aproximadamente 30 minutos. Na pequena e charmosa cidade, nada é mais agradável do que caminhar pelas ruas estreitas, visitar as igrejas, como a Matriz de Santo Antônio, o Chafariz e, claro, aproveitar o tempo para comprar artesanato e saborear a típica comida da região, como o frango com ora-pro-nobis.

Share This