Para muitos, essa foi uma semana repleta de celebrações e boas energias. O dia 1º de janeiro marcou o início de um novo ano, que chega com promessas e desejo de dias melhores. Mas no meio de tanta festa, para alguns foi um dia como outro qualquer. E ainda, teve muita gente que ficou no ano passado.
 
Não entendeu? É que, para esses, o ano novo ainda vai acontecer. Muitos povos não seguem o calendário que institui o primeiro dia de janeiro como início do ano e celebram em outras datas e com propósitos e festividades diferentes. Confira:
Chineses
 Ainda falta um mês inteiro para eles comemorarem a virada de ano. O motivo das festividades serem entre o final de Janeiro e começo de fevereiro é que eles se orientam pelo calendário lunar. Ou seja, se baseiam no tempo que a lua leva para girar ao redor da Terra, cerca de 29 dias e 12 horas. A ceia tem um pastel típico chamado guioza. Os desfiles e shows de comemoração, muito famosos no mundo inteiro, podem durar um mês.
Indianos
A diversidade do calendário indiano se explica no Hinduísmo. No sul, ele acontece em março. No leste e no centro, 1º de outubro, em um ritual conhecido como Festa das Luzes. É marcado por mitos, como o da deusa Lakshmi, símbolo da prosperidade, e do retorno de Hamma e Sita. A comemoração dura cinco dias. Os familiares trocam presentes e recebem incensos, luzes e soltam fogos para espantar os maus espíritos.
Judeus
o novo ano deles se chama Rosh Hashaná. As festividades duram dois dias e a data, em meados de setembro, é determinada pelas fases da lua. Em meio a um banquete farto, o mel e os doces de frutas estão presentes para atrair um ano doce. 
Outra curiosidade é que a França também já teve sua virada em outras datas. Antes, o novo ano era celebrado no dia 1º de abril. Então o Rei Carlos IX implantou calendário gregoriano, cujo início do ano seria no dia primeiro de janeiro. Como as notícias demoravam muito para chegar, muitas piadas surgiram por conta da data, que passou a ser o Dia da Mentira.
 
Mesmo se seu ano já começou ou se ainda vai começar, a ATBT te deseja muita prosperidade e realizações!
E, claro, muitas viagens e descobertas inesquecíveis!
Share This