+244 938 695 730 | +244 915 254 704 | Brasil: +55 21 3172-2828 reservas@atbt.com.br

Uma simples visita a biblioteca poderia ser um passeio normal e considerado até sem graça. Mas, dependendo da biblioteca escolhida, a simples visita pode se transformar em uma verdadeira viagem no tempo. Elas estão espalhadas por todo o planeta e se destacam pela sua arquitetura, história e acervo, que foram reunidos durante séculos.

A Biblioteca do Congresso, localizada no Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, é a instituição cultural mais antiga do país e possui mais de 140 milhões de itens. Além de ser cenário de vários filmes conhecidos. Vale a pena a visita!

A Biblioteca Beinecke de Livros Raros e Manuscritos é o maior prédio do mundo dedicado a fazer manutenção de documentos raros e manuscritos. Além de ser incrivelmente belo, é incrivelmente interessante. Ela fica na Universidade de Yale, em Connecticut, nos Estados Unidos.

Ainda nos Estados Unidos, em Baltimore, Maryland, fica a Biblioteca George Peabody, fundada no século 19. Possui mais de 300 mil títulos e é uma construção belíssima. Apesar de ter um nome “de outro planeta”, a Biblioteca Nacional Marciana fica na Itália e é a principal e mais famosa de Veneza. Foi dedicada a São Marcos, padroeiro de Veneza e é conhecida por possuir mais de 13 mil manuscritos.

A maior biblioteca monástica do mundo foi construída no século 18 e possui mais de 70 mil volumes e 1400 manuscritos. A Biblioteca do Mosteiro Beneditino de Admont fica na região central da Áustria.

Datada do século 18 e de estilo Rococó, a Biblioteca Joanina, fica na Universidade de Coimbra, em Portugal e possui mais de 70 mil volumes. Com mais de 900 mil livros e fundada em 1573, a Biblioteca Augusta fica em WOlfenbuttel e possui em seu acervos obras importantes da Idade Média.

A Biblioteca do Parlamento, em Ottawa, no Canadá, foi fundada no início do século 18 e já foi destruída por um incêndio em 1906. Mesmo com todas as perdas, o acervo conta com mais de 600 mil volumes e 300 funcionários.

Localizada no Palais Bourbon, em Paris, a Biblioteca da Assembleia Nacional possui itens raros como minutas do processo de Joana D’arc e manuscritos originais de Jean Jacques-Rousseau.

A Biblioteca do Rijksmuseum fica no maior museu de história da arte de Amsterdã. Ela possui mais de 200 mil volumes.

Dona do maior acervo da Irlanda, a Biblioteca do Colégio da Trindade tem 4,5 milhões de títulos, entre eles, o famoso Livros de Kells, um manuscrito feito por monges celtas no ano 800.

Muita gente não conhece e confunde sua fachada com a de uma igreja. O Real Gabinete Português de Leitura fica no Centro do Rio de Janeiro e foi construída em 1837. O prédio foi construído por Dom Pedro II e pela Princesa Isabel. Hoje ela conta com mais de 300 mil volumes.

Inaugurada em 2002 e com uma aparência muito moderna, a Bibliotheca Alexandrina é uma homenagem à antiga biblioteca destruída. Seu prédio conta com um planetário, salas multimídia, laboratório de restauração de manuscritos, museus, galerias de arte e um centro de eventos. Localizada em Alexandria, no Egito, a biblioteca conta com 300 mil itens.

A Biblioteca Bodleiana, famosa por ter o principal acervo de pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, é famosa por ter sido cenário para os filmes do Harry Potter. As quatro cópias certificadas da Magna Carta estão lá.

A Biblioteca Pública de New York é uma das mais importantes do mundo, com 44 milhões de volumes e também já serviu de locação para vários filmes. O dia depois de amanhã, Os caça-fantasmas, Homem-aranha e Bonequinha de Luxo estão entre os filmes gravados lá.

O acervo público mais antigo da Austrália fica na Biblioteca Estadual de New South Wales, foi fundada em 1826 e tem mais de 5 milhões de volumes.

Conhecida como “megabiblioteca”, a Biblioteca Vasconcelos, da Cidade do México, tem um design moderno com estantes que podem ser ampliadas quando necessário. Seu acervo conta com 580 mil itens.

Construída em 1997, a Biblioteca da Universidade de Tecnologia Delft é um exemplo de prédio sustentável e está localizada nos Países Baixos.

Inaugurada em 2011 no sul da Alemanha, a Biblioteca Municipal de Sttutgart é uma das mais tecnológicas do planeta. Seu espaço conta com um café e uma sala especial para crianças.

A Sala de Leitura do Museu Britânico foi frequentada por Karl Marx, Oscar Wilde, Bram Stoker e Mahatma Gandhi. Não é preciso dizer mais nada para convencer de que essa biblioteca merece ser conhecida.

Agora que você já tem o roteiro completo na mão, é só começar a planejar a viagem!

Share This