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Pelo menos 17 companhias aéreas de diferentes países anunciaram cancelamento ou modificação de programas de voos para a China nos últimos dias por causa do Coronavírus, que já deixou mais de 170 mortos. Até esta quinta-feira (30/01), mais de 7,7 mil casos foram registrados em 19 países.

Hoje foi a vez da empresa israelense El Al anunciar que os voos para Pequim estão suspensos até o dia 25 de março.

British Airways (Reino Unido), American Airlines (EUA), Lion Air (Indonésia),United Airlines (EUA), Air Canada, KLM (Holanda), Lufthansa (Alemanha), Cathay Pacific Airways (Hong Kong), Air India, Seoul Air (Coreia do Sul), Ural Airlines (Rússia), Air France, entre outras companhias, também anunciaram restrições. As medidas seguem orientações dos governos que desaconselham viagens não essenciais ao país asiático.

Veja as decisões das companhias:

  • British Airways: a empresa que integra o conglomerado IAG suspendeu todos os voos diários do aeroporto Heathrow de Londres com destino a Pequim e Xangai.
  • El Al: companhia israelense suspendeu todos os voos.
  • Lufthansa: a suspensão de todos os voos está prevista para durar até 09/02.
  • American Airlines: cancelou as rotas Los Angeles – Xangai e Los Angeles-Pequim entre 09/02 e 27/03, devido a uma redução significativa na demanda. Porém a empresa continua a operar para o território semiautônomo de Hong Kong.
  • United Airlines: empresa americana suspendeu alguns voos de 1º a 08/02 para Pequim, Xangai e Hong Kong.
  • Ural Airlines: também suspendeu todos os voos para Munique (Alemanha), Paris (França) e Roma (Itália).
  • Air Seoul: low cost sul-coreana suspendeu voos para as cidades chinesas de Wuhan, Zhangjiajie e Linyi.
  • Lion Air: companhia da Indonésia cancelou mais de 50 voos até fevereiro. Os voos saem dos aeroportos de Manado, Surabaya, Jacarta, Batam e Denpasar, em Bali, e seguem para 15 aeroportos chineses. A suspensão será aplicada gradualmente.
  • Cathay Pacific Group: a empresa de Hong Kong informou que os voos para 24 destinos do continente seriam reduzidos para 240 semanalmente. A empresa possui a Cathay Pacific Airways, a transportadora de carga Air Hong Kong, Cathay Dragon e Hong Kong Express.
  • Air India: suspendeu os voos Delhi-Xangai, que operam seis vezes por semana até 14/02.
  • Finnair: a finlandesa cancelou três voos semanais para o Aeroporto Internacional Daxing de Pequim até o final de março. Os voos que saem duas vezes por semana para Nanjing também foram suspensos.
  • Jetstar Asia: a empresa de Singapura suspendeu temporariamente os voos para as cidades chinesas de Hefei, Guiyang e Xuzhou até o final de março devido a uma queda na demanda.
  • Korean Air: maior companhia aérea da Coreia do Sul, disse que também está considerando suspender alguns de seus voos para a China continental, à medida que a demanda de passageiros diminui. A Korean Air operava quatro vôos por semana para a cidade chinesa de Wuhan, o epicentro do surto, antes de suspendê-los em 23/01.
  • Asiana Airlines: segunda maior companhia da Coreia do Sul suspenderá temporariamente os voos para as cidades de Guilin, Changsha e Haikou.
  • Eva Air: companhia de Taiwan vai cancelar parcialmente voos indo e saindo da China continental por duas semanas, a partir de 02/02.
  • KLM: companhia holandesa cortou vários voos para cidades chinesas por um mês devido a uma queda nas reservas. Voos diretos para Chengdu, Hangzhou e Xiamen foram suspensos. As partidas para Xangai foram reduzidos de 11 para sete por semana.
  • Air Canada: a maior companhia aérea do Canadá suspendeu temporariamente todos os voos diretos para Pequim e Xangai até 29/02. Os voos da companhia partem de Toronto, Montreal e Vancouver.
  • Air France: A companhia anunciou a suspensão de todos os voos programados de e para a China continental a partir desta quinta-feira, 30/01, até 09/02. Serão oferecidos voos especiais com equipes de voluntários, para garantir o retorno de clientes e funcionários. Os voos da Air France para Wuhan, berço da epidemia do Coronavírus, já haviam sido suspensos desde 22/01.
  • Iberia: A espanhola Iberia decidiu suspender temporariamente as rotas para Xangai, desde ontem (29/01). A companhia segue monitorando a situação provocada pelo Coronavírus para decidir até quando será necessário prolongar a suspensão dos voos e se comprometeu a reembolsar bilhetes comprados para este ano ou trocá-los por outra data. A empresa está entrando em contato com outras companhias aéreas para buscar alternativas a clientes que querem voltar ao local de origem.

*Com informações do Portal G1, Isto é Dinheiro e Portal Terra

Foto: Frank Augstein/AP

 

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