Europa fecha fronteiras de 31 países por 30 dias

16 mar 2020 | Notícias

Medida também visa descongestionar fronteiras internas da região

A União Europeia anunciou o fechamento de fronteiras por um período inicial de 30 dias como forma de tentar conter o avanço do coronavírus. Todos os estrangeiros estarão proibidos de entrar nos 27 países da União Europeia mais quatro que fazem parte da zona Schengen: Islândia, Noruega, Suíça e Liechtenstein.

Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou a medida na tarde desta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa transmitida online. Cidadãos europeus, residentes e familiares de direito, profissionais de saúde a transporte, diplomatas, cientistas e pessoas trabalhando para conter emergências serão liberados.

A medida também visa descongestionar fronteiras internas da região, já que o fechamento de apenas parte dos países estava formando longas filas de caminhões e impedindo a entrada de insumos essenciais, incluindo peças, medicamentos e alimentos.

No domingo, a presidente da comissão criticou a atitude da Alemanha de fechar parcialmente suas fronteiras. “Milhares de motoristas de ônibus e caminhões estão presos em fronteiras internas, criando mais riscos de saúde e prejudicando nossas cadeias de fornecimento”, disse ela em seu Twitter.

Os 27 países da União Europeia são Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia e Suécia.

Fonte: InfoMoney

Últimas notícias

Share This