+244 938 695 730 | +244 915 254 704 | Brasil: +55 21 3172-2828 reservas@atbt.com.br
Confira cinco sugestões de aplicativos para o controle dos gastos nas suas próximas viagens:

Tripcoin

Um dos aplicativos mais usados e bem avaliados pelos viajantes é o Tripcoin, com nota 4,9 (de 5) na Apple Store e mais de 800 avaliações. O app está disponível em português e é bem simples, permitindo ao usuário controlar os gastos de viagem com bastante facilidade.

Basta cadastrar uma viagem, escolher uma ou mais moedas a serem utilizadas, definir o orçamento total da viagem e o orçamento diário (se necessário). E então é só ir cadastrando cada despesa com a possibilidade de categorizá-la (hospedagem, alimentação, atrações), informar o valor gasto e a forma de pagamento (dinheiro, cartão de crédito ou débito). É possível ainda dividir uma despesa entre vários dias, bem eficiente quando o gasto é com hospedagens de mais de uma diária. Para os que curtem um controle bem detalhado, a ferramenta permite adicionar fotos dos comprovantes de pagamento.

Na aba estatística, o aplicativo mostra quanto ainda resta do orçamento total previsto, a média diária de despesas e também qual foi o gasto total por categoria, por forma de pagamento e por país (em viagens para vários destinos). E mais: gasto médio por categoria, média diária por categoria e média diária por país. Depois de tudo isso, ainda dá para exportar todos os gastos para um arquivo Excel.

Vantagens: simples, em português, permite dividir despesas contínuas em mais de um dia (útil para o cadastro de despesas com hotel), exporta em arquivo Excel.

Desvantagens: disponível somente para iOS, permite ver gastos em apenas uma moeda.

Trip Expense Manager

Outro aplicativo de uso bastante intuitivo, embora só na versão em inglês, é o Trip Expense Manager. Funciona praticamente da mesma maneira que o Tripcoin, com a vantagem de poder separar os gastos pré-viagem daqueles durante a viagem. Os gastos estão divididos por dia, em uma visualização bastante fácil. Na tela principal, onde está a lista com todos os gastos, é informado o orçamento total previsto para a viagem e o gasto até então.

No cadastro de cada despesa basta dar um nome, colocar o valor, a data, se o pagamento foi em dinheiro ou cartão (não há como cadastrar mais opções, como débito, por exemplo), a categoria do gasto (restaurante, transporte, hotel, etc) e adicionar uma foto do comprovante, se necessário.

O aplicativo também apresenta os dados em forma de gráficos, destacando as despesas por categoria e qual a porcentagem do orçamento total já gasta. Neste sentido, o aplicativo deixa a desejar, pois não é possível ter muitas informações relevantes, como médias diárias, médias por categoria e outros dados que o Tripcoin traz com mais qualidade. O aplicativo tem nota 4,5 (de 5) na Apple Store e 4,4 na Google Play Store.

Vantagens: fácil e com possibilidade de cadastrar gastos anterioreshttps://apps.apple.com/us/app/trip-expense-manager/id1472964149 ao início da viagem, como passagens e reservas de hotel.

Desvantagens: aplicativo somente em inglês, gráficos com poucos dados, permite ver gastos em apenas uma moeda.

TravelSpend

TravelSpend é um dos mais completos aplicativos para organizar os gastos de viagem. O único porém é que boa parte das funcionalidades mais interessantes, como a divisão de despesas em vários viajantes, estão disponíveis somente na versão premium, que é paga.

A ferramenta funciona como as outras: os gastos ficam em uma lista, divididos por dias. Nesta mesma tela, é informado o total do orçamento previsto já utilizado e a média diária. Na aba estatísticas, é possível ver métricas diárias como o orçamento diário, o gasto médio diário e o excedente (parte do orçamento não utilizado) acumulado. Gráficos mostram os gastos por país, categoria (alimentação, hospedagem ou qualquer outras, já que o app permite o cadastro de novas categorias). Outro ponto positivo é poder cadastrar um gasto por mais dias, o que é super válido para gastos com hospedagem ou passes de transporte, e também cadastrá-los fora do orçamento previsto (o que pode ser interessante para o controle de compras ou qualquer despesa não prevista na média diária).

O grande diferencial do TravelSpend é a possibilidade de convidar amigos para acompanhar os gastos de viagem e mesmo inserir despesas pagas por eles. Os dados são sincronizados em tempo real entre todos os que compartilham a mesma viagem. O aplicativo também permite verificar em gráficos os gastos pagos por cada viajante e faz a divisão dos custos, mostrando quem deve a quem. Excelente para viagens entre amigos.

Na versão paga, dá ainda para adicionar locais para ativar o uso de um mapa, desativar os anúncios dentro do aplicativo e exportar os gastos em arquivo Excel ao fim da viagem. O aplicativo tem nota 4,7 (de 5) na Apple Store com base em mais de 40 avaliações, e nota 4,4 na Google Play Store, onde soma mais de 1.800 avaliações.

Vantagens: em português, disponível para Android e iOS, permite compartilhar os gastos de viagem com mais pessoas, gráficos de despesas bem completos.

Desvantagens: anúncios na versão grátis e só é permitido exportar arquivo Excel dos gastos na versão Premium.

Trail Wallet

Entre os aplicativos mais simples, o Trail Wallet é um dos mais fáceis de cadastrar as despesas e ainda tem vantagens como a possibilidade de ver gastos em mais de uma moeda. A ferramenta tem nova 4,7 na Apple Store, com base em mais de 100 avaliações. Não há versão disponível para Android.

Na tela inicial já estão vários dados: barras que comparam os gastos dos últimos 7 dias, o orçamento diário, o gasto do dia até então, o valor ainda restante, o gasto total da viagem, o número de dias viajados e também a média de despesas por dia. O cadastro de novos gastos é o mais simples e funcional possível. Basta escolher a moeda, inserir o valor, a forma de pagamento e a categoria (alimentação, transporte etc). Quem preferir, pode ainda selecionar datas, dividir um gasto em mais dias e fazer anotações e subir fotos dos comprovantes.

Nas estatísticas, um gráfico compara as despesas por categoria. E no histórico, é possível separar os custos por datas e forma de pagamentos. Uma das desvantagens do app é limitar o cadastro grátis de apenas 25 viagens. Também não é possível compartilhar o cadastro das despesas e os custos de viagens com outras pessoas.

Vantagens: permite visualizar os gastos em mais de uma moeda, dividir um gasto em mais dias e é bastante funcional.

Desvantagens: somente em inglês, não permite cadastro ilimitado de viagens.

Nomad Money

Uma das vantagens do aplicativo é mostrar os gastos em mais de uma moeda na mesma tela, listando as despesas por dia e informando qual o total gasto dentro do orçamento previsto. Entre as desvantagens estão o fato de o aplicativo só estar disponível em inglês e não haver a possibilidade de especificar o gasto, podendo apenas escolher a categoria dele, se de alimentação, atração, transporte, etc.

Por outro lado, o Nomad Money é bastante fácil de ser utilizado e tem um layout bonito e organizado. Na tela de gráficos é possível acompanhar os gastos por dia e por categoria. O aplicativo ainda traz a média de gasto diária e informações como qual foram os dias mais e menos econômicos (best e worst day). Também há filtros que permitem a visualização por forma de pagamento ou então por categoria de cada despesa.

Vantagens: fácil de usar, layout atraente e fornece as informações mais básicas.

Desvantagens: disponível somente em inglês e impossibilidade de especificar o gasto, sendo apenas permitido inserir a categoria (e não o nome do restaurante, por exemplo, que pode refrescar a memória).

Fonte: Portal Melhores Destinos

Share This