Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19: como obter

3 ago 2021 | Notícias

Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 é um documento online que comprova a vacinação do cidadão brasileiro contra a doença. O Ministério da Saúde disponibiliza a possibilidade de visualizar, salvar e imprimir o certificado através do Conecte SUS Cidadão, disponível em versão web (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou aplicativo.

Google Play – https://play.google.com/store/apps

Apple Store – https://apps.apple.com/br/app/apple-store/id375380948

Apesar de ainda não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de conclusão do ciclo vacinal, condição necessária à liberação de viagens. Lembrando que as regras de entrada em cada país devem ser sempre consultadas com nossos agentes de reservas, uma vez que estão sendo constantemente atualizadas.

O certificado pode ser emitido nos idiomas português, inglês e espanhol e apresenta informações como: dados cadastrais do vacinado (nome, data de nascimento, sexo, CPF); dados sobre as doses de vacinas administradas (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde); data e horário da emissão do certificado e dados de autenticação do documento, que pode ser realizada utilzando um código de 16 dígitos e/ou via QR Code.

No momento, o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 é válido somente em território nacional e tem validade de doze meses a partir da data de emissão. O serviço é gratuito para o cidadão.

Passa a passo para emissão do certificado:

1 – Acesse a plataforma ConecteSUS pelo site ou ou app;

2 – Realize o seu cadastro, clicando em “Crie sua conta” ou “Crie sua conta gov.br“;

3 – Escolha a opção “Vacinas”;

4 – Confira os dados resumidos sobre a vacina da Covid-19;

5 – Gere o certificado com QR Code;

6 – Salve ou imprima o documento.

Últimas notícias

Share This