Na hora de escolher o assento em um voo, geralmente o viajante vai em busca de espaço para as pernas (se possível junto a uma saída de emergência) e elege janela ou corredor, de acordo com a preferência. Mas, mesmo para quem considera estes pontos, geralmente há um fator que acaba esquecido: a incidência de sol durante a viagem.
Dependendo do lado escolhido para se sentar na aeronave, é bem provável acabar se incomodando com os raios de sol e ter que optar por manter as janelas fechadas durante todo o trajeto – isso quando se está no controle da janela. É ainda pior quando se depende da gentileza alheia para evitar o inconveniente.
Como saber de onde vem o sol?
Como todos aprenderam no ensino fundamental, o sol nasce no leste e se põe no oeste. Mas da teoria à prática há uma distância: em uma viagem de avião, esse conhecimento básico não ajuda muito se você não considerar a época do ano, a parte do mundo e o período do dia em que o voo ocorrerá, além da duração do périplo e até mesmo a direção que se está percorrendo. Com tantos fatores, pode ser de grande ajudar recorrer um site como o SunFlight, que entrega tudo mastigadinho.
Como utilizar o SunFlight
No site, é possível visualizar os horários de nascer e pôr do sol, além da rota do voo em relação ao sol. O mecanismo é simples: basta preencher os dados de origem, destino, horário de decolagem e duração do voo.
Para inserir a origem e destino, deve-se digitar as siglas de três letras dos aeroportos do seu itinerário conforme o código aeroportuário (IATA). Para Congonhas use CGH, para Brasília, BSB, por exemplo – essa informação está disponível nos próprios sites das companhias aéreas, quando você seleciona os locais de partida e destino. Depois, clique em “Show Flight Map” e veja a trajetória do voo com sombra e posição do sol.
Se a viagem tiver curta duração e você estiver mais familiarizado com a orientação geográfica e solar, também é possível consultar os horários de nascer e pôr do sol no site do Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Por lá, basta inserir a identificação do aeroporto desejado (neste caso, um código diferente, de quatro letras, que pode ser consultado aqui) e a data da viagem. Contudo, o site é mais limitado: só informa os horários e não exibe a rota de voo em relação ao sol.
Fonte: Viagem e Turismo
Foto : Canva