A ANA, All Nippon Airways, maior companhia aérea do Japão há 12 anos consecutivos e membro da Star Alliance, acaba de se tornar a primeira da Ásia a utilizar a inovadora tecnologia AeroSHARK. A novidade, desenvolvida pela Lufthansa Technik em parceria com a BASF, promete reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO₂, trazendo ganhos tanto para o meio ambiente quanto para a eficiência operacional da companhia. Confira!
Tecnologia AeroSHARK
Inspirada na estrutura otimizada da pele de tubarões, a tecnologia AeroSHARK consiste em uma película especial aplicada na fuselagem das aeronaves. Essa película cria pequenas “escamas” que reduzem a resistência ao atrito do ar, diminuindo o consumo de combustível em cerca de 1%. A ANA já vinha testando essa inovação em um cargueiro Boeing 777 desde setembro de 2024 e, após comprovar os resultados positivos, decidiu expandir a aplicação para seus aviões de passageiros.
O primeiro Boeing 777-300ER de passageiros equipado com AeroSHARK já começa a operar nesta semana. Com isso, a ANA também se torna a primeira aérea do mundo a utilizar a tecnologia tanto em aeronaves de carga como também de passageiros.
Para Kohei Tsuji, vice-presidente executivo de engenharia e manutenção da ANA, a implementação da tecnologia reforça o compromisso da companhia. “A adoção da AeroSHARK em mais aeronaves representa nosso esforço contínuo para reduzir nossa pegada de carbono e melhorar a eficiência operacional”, afirmou Kohei.
Expansão da tecnologia
Além da melhoria operacional, a ANA quer aproximar os passageiros dessa inovação. Por isso, aplicou adesivos promocionais na área das portas e instalou amostras da película dentro da cabine, para que os passageiros possam ver e tocar o material.
Segundo Joern Dahmen, diretor sênior de serviços especiais de engenharia da Lufthansa Technik, o uso da AeroSHARK pela ANA em cargueiros e aviões de passageiros demonstra o potencial da tecnologia para melhorar a eficiência de frotas já existentes e reduzir o impacto ambiental da aviação.
A companhia pretende ampliar a aplicação da película para outras aeronaves do mesmo modelo, alinhando essa iniciativa aos objetivos ambientais de médio e longo prazo do Grupo ANA. Atualmente, cerca de 28 aeronaves de longo curso em todo o mundo já operam com AeroSHARK, e esse número deve aumentar, já que a BASF e a Lufthansa Technik seguem trabalhando para aprovar o uso da tecnologia em mais tipos de aeronaves e cobrir áreas ainda maiores da fuselagem.
Fonte: Passageiro de Primeira
Foto: Divulgação