Congonhas vai ganhar novo terminal; obras já começaram

4 jun 2025 | Notícias

Desde o final de abril, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, está passando por obras de ampliação que vão aumentar a capacidade operacional daquele que já é o segundo maior destino aéreo do país. Com um investimento que supera os R$ 2 bilhões, as obras vão adicionar um novo terminal à estrutura do aeroporto.

Os trabalhos têm uma previsão inicial de conclusão até junho de 2028, mas não está descartada a possibilidade de uma conclusão antecipada das obras, promete a concessionária. As operações normais de Congonhas não devem ser afetadas pela ampliação.

Aumento da capacidade operacional

A principal mudança ao término dos trabalhos será um incremento de 34% no volume de passageiros que o aeroporto comporta: hoje na casa dos 22 milhões de pessoas por ano, a expectativa é que Congonhas possa receber até 29,5 milhões de passageiros anuais em 2028.

Um dos diferenciais é que esse aumento não estaria relacionado a um maior número de pousos e decolagens – que, a princípio, ficaria o mesmo – mas a uma possibilidade de receber voos maiores. A área de embarque e desembarque, por exemplo, deve ter seu espaço duplicado e chegar a 105 mil metros quadrados.

A ideia é que o novo terminal seja utilizado exclusivamente para embarques, enquanto o atual seguiria sendo usado para desembarques. Até 2028, também deve ser implementado um novo salão de check-in, um novo pátio de 215 mil metros quadrados para aviões comerciais e outros investimentos em infraestrutura, como a renovação e implementação de novas pontes de embarque (que passariam de 12 para 19) e mais esteiras e carrosséis de restituição de bagagens, por exemplo.

Concessionária assumiu 11 terminais no Brasil

Os avanços na ampliação de Congonhas fazem parte de projetos anunciados pela Aena, empresa espanhola que assumiu a operação de 11 aeroportos ao redor do país no final de 2023.

Além do terminal na capital paulista, a concessionária também é responsável pelos aeroportos de Altamira, Carajás, Marabá e Santarém, no Pará; de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul; e de Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, em Minas Gerais. Projetos de ampliação e melhoramentos foram anunciados para todos os terminais administrados pela Aena.

Fonte: Viagem e Turismo
Foto: Divulgação/Aena

Últimas notícias

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

Os viajantes que utilizam o programa de isenção de visto (Visa Waiver Program) para entrar nos EUA precisarão cumprir uma nova etapa no processo de solicitação do ESTA (Electronic System for Travel Authorization). As autoridades americanas passaram a exigir que os...

ler mais
Share This