O Brasil foi o 4° país que mais emitiu vistos americanos no primeiro trimestre de 2025, ficando atrás apenas de México (711,1 mil), Índia (388,5 mil) e China (285,9 mil). No entanto, a emissão de vistos para brasileiros registrou quedas de 19,1% comparado ao mesmo período do ano passado.
É o que indica um levantamento da Viva América obtido com exclusividade pelo InfoMoney. Os dados consideram as emissões de vistos imigratórios e não imigratórios (como os de turismo) pelo Departamento de Estado americano.
Diversos fatores podem levar à reprovação do visto americano para brasileiros, seja para turismo ou imigração. Entre os principais motivos estão:
- falta de vínculos fortes com o Brasil (como emprego formal, empresa própria, matrícula em curso, imóveis, família próxima);
- renda incompatível (por exemplo, renda baixa e planos grandiosos de turismo);
- histórico migratório ruim (quem já ficou tempo demais em viagem anterior, foi deportado ou mentiu no passado);
- respostas inseguras na entrevista (quem comenta mais – ou menos – do que o necessário, levanta suspeita):
- antecedentes criminais (quem já foi preso ou possui ficha criminal no Brasil).
Jovens viajando sozinhos e inconsistências nas redes sociais também são pontos de atenção.
Para vistos de imigrante, erros na documentação, escolha errada de categoria e questões legais ou migratórias podem causar negativas. Apesar da queda nas emissões em 2025, o interesse dos brasileiros pelos EUA segue alto, com maior rigor nas análises sob a presidência de Trump.
Especialistas recomendam comprovar vínculos sólidos e apresentar documentos claros para aumentar as chances de aprovação.
Fonte: Infomoney
Foto: Canva