As companhias aéreas nacionais e os aeroportos do Brasil estão adotando as medidas de segurança sanitária requisitadas pela Anac e pela Anvisa na prevenção a pandemia de Covid-19. Entre elas estão: limpeza e desinfeção de aeronaves, manutenção do distanciamento social, proteção dos profissionais e a suspensão do serviço de bordo ou distribuição de embalagens individuais higienizadas. As medidas adotadas pela Azul, Gol e Latam também seguem as recomendações da Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata). Veja abaixo as ações tomadas pelas companhias para garantir a segurança dos funcionários e passageiros.
AZUL
Limpeza dos aviões
As aeronaves são limpas a cada novo voo. É aplicado um desinfetante aprovado pela Anvisa em diversos locais como cintos de segurança, mesas de bandejas, apoios de braços, persianas e bagageiros da cabine. Os aviões também passam por uma profunda e completa higienização incluindo tapetes, locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e galley.
Tripulantes com máscara e luva
Todos tripulantes, de solo e de voo, estão usando máscaras e luvas de proteção. O uso de máscaras é obrigatório para os passageiros durante toda a viagem.
lcool em Gel e lenços desinfetantes
Em todos os voos a Azul está disponibilizando álcool em gel e lenços desinfetantes para passageiros e tripulantes.
Aferição da temperatura dos Tripulantes
Em todas as bases da Azul há a aferição de temperatura dos tripulantes.
Dê preferência ao check-in online no site ou via APP. Se tiver bagagem para despachar melhora usar os totens e depois dirigir-se ao balcão.Check-in
Embarque
Aguarde a chamada do seu grupo para se posicionar na fila, evitando aglomerações. Mantenha uma distância segura dos demais clientes.
Evite aglomerações no corredor central, aguarde até que as fileiras a sua frente tenham desembarcado para levantar-se e sair da aeronave. Caso tenha despachado bagagem, observe bem antes de coletar a mala da esteira, para evitar manuseio de bagagens de outras pessoas similares a sua.Desembarque e coleta de bagagem
Voos
A Azul voltará a Congonhas e deve chegar a 168 voos diários em junho.
GOL
Higienização da cabine
A Companhia implementou avançadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e os braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.
Tripulantes e passageiros com máscara
A Gol tem distribuído também luvas e máscaras de forma constante aos seus Colaboradores. Desde 10 de maio, a companhia requer que todos os passageiros usem máscaras, trazidas pelo próprio passageiro, em todos os voos operados pela empresa.
Álcool em Gel
A companhia mantém à disposição, nas aeronaves, álcool em gel para a tripulação e passageiros.
Check-in
Todos os passageiros são orientados a fazerem check-in pelo site ou aplicativo e, para evitar o toque na superfície da tela, desligamos os totens de autoatendimento nos aeroportos.
Embarque
A Gol pede que seus passageiros evitem aglomerações e mantenha uma distância segura dos demais clientes durante o embarque e desembarque. A companhia instalou adesivos no chão para demarcar a distância mínima durante o processo de embarque.
Serviço de bordo
A Gol suspendeu temporariamente todo o seu serviço de bordo.
Voos
A Gol retomará algumas rotas agora em junho. Já os voos internacionais da Gol devem voltar em setembro.
LATAM
Limpeza dos aviões
Procedimentos de limpeza proativos e regulares são feitos em toda a cabine diariamente seguindo as recomendações da Anvisa. Também é feita uma pulverização desinfetante antes dos voos.
Uso de máscara
Desde 11 de maio, o uso de máscaras é obrigatório, tanto no aeroporto como a bordo, em todos os voos nacionais e internacionais. Não é permitido o embarque sem o uso de máscara. A companhia não disponibiliza máscaras para os passageiros. Os tripulantes também usam máscaras e luvas.
Assento bloqueado
Sempre que possível, a Latam deixará o assento do meio livre para promover a distância entre os passageiros.
Álcool em gel
A companhia disponibiliza álcool gel em todos os aviões.
Check-in
Dê preferência ao check-in pelo site ou aplicativo. Nos aeroportos as filas foram individualizadas e os passageiros devem manter distância de segurança.
Embarque
Os novos controles sanitários para acessar as salas de embarque levam mais tempo e isso pode interferir em sua chegada no portão de embarque. A Latam recomenda que o passageiro chegue ao aeroporto pelo menos 4 horas antes do horário de voo internacional e 2 horas antes do horário de voo nacional.
Serviço de bordo
O serviço de bordo foi reduzido e adaptado para ter o mínimo de manuseio e é realizado em conformidade com todos os protocolos sanitários recomendado pelas autoridades responsáveis. Caso o cliente opte por levar alimentos a bordo, é recomendável que não seja perecível e esteja em sua embalagem original lacrada. No caso de voos internacionais, também é importante atentar-se as regulamentações sanitárias do destino, uma vez que alguns países proíbem a entrada de alimentos frescos em seu território.
Voos
Comparando com a malha aérea anterior à crise, em junho a Latam passará de 5% para 9% da sua capacidade de voos.
Vale destacar que as aeronaves são equipadas com um sistema de filtro de ar Hepa, que captura de 99,7% de partículas microscópicas, como bactérias e vírus, e promove a renovação do ar do avião a cada 3 minutos.
Fonte: Portal Melhores Destinos