Qual será o futuro dos hotéis pós pandemia?

2 jul 2020 | Notícias

Por um período incerto, pelo menos até que uma vacina, tratamento eficaz ou teste instantâneo de coronavírus estejam disponíveis, as estadias em hotéis provavelmente serão muito diferentes, principalmente em hotéis de luxo, onde há atendimento personalizado e outras comodidades, diz Christopher Anderson, professor de negócios da Escola de Hotéis da Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova York.

Haverá menos áreas comuns nos hotéis, portanto e muitos dos “elementos de luxo”, como tratamentos de spa e serviço de manobrista, podem ser suspensos, prevê Anderson.

Nos Estados Unidos, há vislumbres fracos de retorno na demanda por quartos de hotel, de acordo com Jan Freitag, vice-presidente sênior de Lodging Insights da empresa de análise de hospitalidade STR. A ocupação hoteleira na semana que terminou em 2 de maio foi de 28,6% nos EUA, dando ao STR a sua primeira “sólida evidência” de um retorno da demanda por lazer, liderada por estados que reduziram as restrições. Ainda assim, a ocupação caiu 58% em comparação com a mesma semana do ano passado.

À medida que a demanda aumenta, a indústria hoteleira tenta tranquilizar os hóspedes em potencial que eles adotaram medidas adicionais para proteger contra a transmissão de coronavírus à medida que estados e países começam a reabrir.

Distanciamento e higiene

A higiene, é claro, é uma das principais preocupações, e a American Hotel & Lodging Association divulgou na segunda-feira os padrões Stay Safe em todo o setor. Pensando nisso, grandes grupos hoteleiros também delinearam novas políticas.

O gigante do hotel Hilton está desenvolvendo políticas com a ajuda da equipe de Prevenção e Controle de Infecções da Mayo Clinic. A Hilton está explorando o uso de pulverizadores eletrostáticos – que pulverizam uniformemente desinfetantes em grandes áreas – e luz ultravioleta para higienizar superfícies e objetos.

O Marriott também já anunciou que usará pulverizadores eletrostáticos para limpar quartos e áreas públicas e está testando a tecnologia da luz ultravioleta. A cadeia é uma entre outras que também removerão móveis e reconfigurarão muitas áreas para facilitar o distanciamento social de 2 metros prescrito pelas autoridades de saúde. A marca está considerando barreiras de acrílico nos balcões da recepção para separar hóspedes e funcionários do hotel. Essas novas medidas certamente afetarão os custos dos proprietários de hotéis, afirma Freitag, mas não é claro se os hóspedes verão esses custos refletidos nas tarifas dos quartos. “Talvez as taxas de limpeza sejam as novas taxas do resort”, diz Freitag. Em qualquer um dos casos, ficar em um hotel em 2020 promete ser mais barato do que no ano passado.

Acredita-se que por um bom tempo o desejo dos hóspedes é um check-in e check-out sem chave e sem contato e poucas interações personalizadas. Basicamente, entrar no hotel, subir no elevador sozinho, entrar no meu quarto sem precisar tocar em nada com algum conforto nos espaços previamente higienizados.

Os hóspedes de mais de 3.200 hotéis Marriott já podem usar seus telefones para fazer check-in, acessar seus quartos e solicitar serviço de quarto especialmente embalado entregue em sua porta sem contato.

Máscaras e luvas para os funcionários serão onipresentes em muitos hotéis, e os frascos de álcool em gel serão as últimas adições aos espaços públicos, além de kits de limpeza cuidados pessoais.

O Venetian em Las Vegas está entre muitas propriedades que sublinham a regra de dois metros do distanciamento social com marcações para indicar espaçamento adequado nos balcões, nos saguões dos elevadores, nas cafeterias, nos locais de entretenimento e muito mais. Os funcionários da recepção usarão todas as outras estações de trabalho para distanciar corretamente e máquinas caça-níqueis, mesas de restaurante, espreguiçadeiras de piscina e mais foram espaçadas para cumprir a regra. O resort sugere não mais que quatro pessoas no elevador.

O Hamilton Hotel em Washington, DC, pede aos hóspedes que limitem esse número a dois. As propriedades também estão descrevendo políticas específicas para casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 no local. Essas medidas geralmente incluem medidas intensivas de desinfecção por terceiros de quartos ocupados por hóspedes que ficam doentes.

Checagem de temperatura

A triagem de temperatura para hóspedes e funcionários é uma linha de defesa na detecção de uma possível infecção, mas não está claro quão amplamente ela será implementada nos hotéis. No The Venetian, em Las Vegas, que ainda não foi reaberto, os scanners térmicos serão usados ​​em todos os pontos de entrada “permitindo verificações discretas e não invasivas da temperatura” para funcionários e convidados, de acordo com as novas políticas do hotel.

Em Singapura, uma campanha nacional chamada SG Clean foi lançada em todos os setores e inclui um conjunto de padrões para hotéis, que inclui verificações de temperatura para os hóspedes “sempre que possível e aplicável”.

O Four Seasons em Nova York segue um conjunto incrivelmente rígido de protocolos temporários desde que começou a receber profissionais de saúde no início de abril. Essas políticas, desenvolvidas pela empresa internacional de gerenciamento de riscos de viagens International SOS, incluem um único ponto de entrada para todos onde a temperatura de cada pessoa é verificada e as perguntas são feitas por enfermeiros que trabalham na entrada 24 horas por dia, de acordo com o arquiteto do plano, Dr. Robert Quigley, Vice-presidente sênior da International SOS e diretor médico regional para as Américas. Mas o nível de triagem implementado no Four Seasons New York durante esse período provavelmente não é viável para todas as propriedades.

O futuro dos serviços

Muitos dos espaços públicos e comodidades de um hotel precisarão de uma revisão para a era dos coronavírus. Por exemplo, o serviço de quarto pode ser preservado, pois há mais controle sobre quem toca o que, diz Anderson, da Cornell’s Hotel School, mas os buffets provavelmente não serão permitidos por um bom tempo, pois psicologicamente pode não ser mais atraente.  Os alimentos pré-embalados provavelmente serão a solução em um futuro próximo, disse Anderson.

Áreas públicas como spas e academias de ginástica – onde também é difícil distanciar socialmente – representam um “risco muito alto de transmissão”, disse Quigley, com muitas maçanetas que precisariam de uma limpeza muito atenta.

Mas nem todos os hotéis desistiram desses serviços. A Anantara Hotels, Resorts & Spas, com sede em Bangcoc, disse ao delinear suas novas políticas que “aulas de fitness e holísticas serão adaptadas para o bem-estar ideal dos hóspedes”, referenciando sessões privadas de treinamento pessoal. E o Mandarin Oriental também espera oferecer muitos de seus serviços personalizados. Eles ainda estão trabalhando nos detalhes, mas o diretor de spa da marca de luxo não quer privar ainda mais os clientes que ansiavam por contato humano mesmo antes da pandemia. “Se o toque social se tornar ainda mais raro após o coronavírus, os spas podem oferecer um refúgio único, onde as pessoas podem experimentar o toque em um ambiente limpo e seguro”, disse Jeremy McCarthy, diretor de spa e bem-estar do grupo hoteleiro.

Hotéis em todo o mundo estão se esforçando para tranquilizar os hóspedes com adaptações e retomar o turismo assim que possível.

Fonte: Portal Passageiro de Primeira

Últimas notícias

Share This