Com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, muitos países, principalmente na América do Sul e Central, já estão reabrindo suas fronteiras para viajantes que partem de solo brasileiro.

Ao todo, 43 destinos possuem restrições leves (quando não é necessário fazer quarentena) à entrada de turistas do Brasil, considerando apenas um comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid-19. Alguns deles: República Dominicana, Ilhas Bahamas, Costa Rica, Belize, México, Colômbia, Venezuela, Egito e Emirados Árabes.

Por exemplo, a Costa Rica exige o preenchimento de um formulário, o “Pase de Salud”, que deve ser completado antes da partida do voo, seguro-viagem com cobertura de custos de tratamento ao Covid-19, entre outras obrigatoriedades. O México, entretanto, pode pedir quarentena e os viajantes podem ser obrigados a passar por exames de Covid-19 logo na chegada ao território, assim como o preenchimento de questionários de saúde.

Já as Ilhas Bahamas pedem para o ingresso em suas terras um certificado internacional válido de vacinação completa contra Covid-19, com o uso de uma vacina aprovada. Com isso, estão isentos dos requisitos de testes e pesquisas diárias de saúde no país. Outra possibilidade é ter um teste RT-PCR negativo feito no máximo 5 dias antes. As informações são da Skyscanner, empresa que oferece serviço de compra de passagens.

O levantamento, consultado nesta segunda-feira (21), aponta ainda que 28 países impuseram restrições moderadas, em que viajar é possível caso o turista atenda a alguns requisitos de entrada, que podem incluir teste de Covid-19, comprovante de vacinação e/ou quarentena na chegada e/ou no retorno do país. Cuba, Panamá, Equador, Paraguai e Irlanda são alguns deles.

86 é o número de destinos com bloqueios fortes, ou seja, pessoas partindo do Brasil estão com a entrada suspensa. Só será permitida o ingresso no caso de cidadãos, residentes e/ou se o viajante atender a requisitos rígidos. Dentre esses destinos estão Estados Unidos, Canadá, Argentina, Venezuela, Peru, Chile, Austrália, França, Espanha, Itália e grande parte da União Europeia.

Obrigações atualizadas. Para acompanhar as últimas notícias sobre as restrições de viagens para brasileiros no exterior, o site do Ministério das Relações Exteriores mantém uma listagem.

Fonte: Portal Viagem e Gastronomia – CNN/Brasil

Foto: Getty Images

Share This