Governo lança novo modelo de passaporte; veja como ficou

14 jul 2022 | Notícias

Em busca de mais segurança contra fraudes e maior identificação com a população do País, o governo federal lançou esta semana o novo modelo de passaporte brasileiro. Renovado, o documento agora traz ilustrações nas páginas com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada uma das cinco regiões do Brasil. A capa, que continua azul, também mudou e agora tem listras que se cruzam, dando um ar mais moderno.

O novo modelo de passaporte foi apresentado esta semanaO novo modelo foi idealizado em uma parceria entre a Casa da Moeda, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores, “levando-se em conta o que há de mais moderno no mundo em tecnologia antifraude”.

De acordo com a ICAO (International Civil Aviation Organization), instituição da ONU (Organização das Nações Unidas) que padroniza os documentos de viagem, os passaportes devem ser atualizados a cada dez anos. No Brasil, no entanto, os itens não tinham atualização desde 2006.

QUANDO PASSA A VALER?

O modelo atualizado de passaporte, de acordo com o que informa o Ministério da Justiça, começa a ser produzido em setembro, mês em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. A última grande atualização tinha acontecido em 2015, quando ele passou a ter um chip e ser chamado de passaporte eletrônico, além de dobrar o prazo de validade para dez anos.

TROCA PELO NOVO É OBRIGATÓRIA?

A troca de passaporte para o novo não será obrigatória: ela só é necessária quando o documento vencer. A validade continua sendo de dez anos.

NÃO SUBSTITUI RG

No mesmo evento, o governo entregou as primeiras unidades da nova Carteira de Identidade Nacional, o RG. E explicou que, como já acontece hoje, ela não vai substituir o passaporte porque o Brasil só possui acordos para uso do documento de identidade com países do Mercosul. Para os demais, o passaporte continua obrigatório.

NOVO DESENHO

Na capa, o destaque é a volta do brasão da República e a saída das estrelas do Cruzeiro do Sul. Todas as regiões do Brasil são homenageados nas páginas internas, que passam a ter mais cores e 13 marcas d’água com ilustrações.

Na página com os dados do cidadão, haverá uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.

Confira no vídeo abaixo a apresentação preparada pelo governo para apresentar o documento.

 

Fonte: Panrotas

Foto: Reprodução Youtube | Casa da Moeda do Brasil

Últimas notícias

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

Os viajantes que utilizam o programa de isenção de visto (Visa Waiver Program) para entrar nos EUA precisarão cumprir uma nova etapa no processo de solicitação do ESTA (Electronic System for Travel Authorization). As autoridades americanas passaram a exigir que os...

ler mais
Share This