Anfitrião da edição 2022 da copa do Mundo de futebol masculino, o Catar não exigirá mais que viajantes apresentem testes de covid-19 com resultado negativo antes de partirem para o Estado do Golfo Árabe. A retirada da determinação foi anunciada pelo Ministério da Saúde em comunicado divulgado na última quarta-feira, 26/10, e começa a valer hoje, 01/11.
Anteriormente a apresentação do teste era uma exigência para todos os turistas, independentemente de seu status de vacinação.
O novo comportamento beneficia também os residentes, que não precisam mais fazer o teste de covid-19 dentro de 24 horas após retornarem ao país do exterior.
O Ministério da Saúde também abandonou a exigência de que os adultos mostrem seu status de Covid-19 no aplicativo Ehteraz, que é administrado pelo governo e rastreava os contatos de todos os viajantes que chegavam a região. O app e as informações cadastradas nele, no entanto, ainda precisam ser mostrados antes de entrar em uma unidade de saúde.
De acordo com as autoridades do Catar, em declarações concedidas a órgãos internacionais de imprensa, as restrições estão sendo diminuídas pois o número de casos de covid-19 segue caindo.
Na semana passada, o Catar flexibilizou suas regras de uso de máscaras e agora exige máscaras apenas para pessoas que visitam instalações de saúde.
ATENÇÃO: também a partir de hoje, 01/11, até 23/12/2022, só poderá sair do Aeroporto de Doha quem tiver ingressos para pelo menos 1 (uma) partida dos jogos da Copa do Qatar e reserva de hospedagem em Doha. Independente se a conexão for de apenas algumas horas.
Com informações do Portal Panrotas
Foto: Divulgação