Redução do IOF para compras no exterior com o cartão de crédito entra em vigor

5 jan 2023 | Notícias

Boa notícia para começar o ano! Desde segunda-feira (02/01), a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em compras no exterior com o cartão de crédito e outras operações de câmbio foi reduzida de 6,38% para 5,38%. Conforme publicamos nessa matéria, a redução será progressiva até ser completamente zerada, sendo essa uma das exigências da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o ingresso do Brasil no bloco.

Redução do IOF

O corte do imposto vai contemplar seis faixas de incidência do IOF cambial, com reduções graduais para cada uma delas. Veja abaixo o cronograma disponibilizado pelo governo federal:

  • 5,38%: a partir de 2 de janeiro de 2023;
  • 4,38%: a partir 2 de janeiro de 2024;
  • 3,38%: a partir 2 de janeiro de 2025;
  • 2,38%: a partir 2 de janeiro de 2026;
  • 1,38%: a partir 2 de janeiro de 2027;
  • zero: a partir de 2 de janeiro de 2028.

De acordo com o Ministério da Economia de 2022, a previsão é de que a redução do IOF diminua a carga tributária em 1 bilhão e 400 milhões de reais até 2025.

Ingresso do Brasil à OCDE

Fundada em 1961 para estimular o progresso econômico e o comércio mundial, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização econômica intergovernamental com 38 países membros e reúne as economias mais avançadas do mundo. O principal objetivo do bloco é promover padrões internacionais para resolver possíveis problemas ou situações no setor econômico, financeiro, comercial, social e, até mesmo, ambiental.

Em janeiro de 2022, o governo brasileiro recebeu a notícia de que os membros da organização decidiram convidar o Brasil a dar início ao processo formal de ingresso.

Ótima notícia para quem utiliza o cartão de crédito em viagens ao exterior, já que poderá economizar devido a redução. Lembrando que até 2028 o imposto será completamente zerado!

 

Fonte: Passageiro de Primeira

Foto: Canva

Últimas notícias

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

Os viajantes que utilizam o programa de isenção de visto (Visa Waiver Program) para entrar nos EUA precisarão cumprir uma nova etapa no processo de solicitação do ESTA (Electronic System for Travel Authorization). As autoridades americanas passaram a exigir que os...

ler mais
Share This