Por que companhia aérea vai pesar passageiros antes do embarque?

13 jun 2023 | Notícias

Você sabe: é costume das companhias aéreas pesar a mala dos clientes. Agora, a novidade é que os passageiros da companhia aérea Air New Zealand também serão pesados antes de embarcar na aeronave de voos internacionais.

O objetivo é coletar os dados para analisar melhor a carga e a distribuição do peso no avião. Assim, será possível planejar melhor o consumo do combustível durante o voo.

  • A companhia aérea da Nova Zelândia Air New Zealand pede para os passageiros que se voluntariem para serem pesados ​​antes do embarque.
  • A empresa disse que trata-se de uma pesquisa exigida pela Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia.
  • Os dados coletados serão anônimos para proteger a privacidade da clientela, diz a companhia.

 

Por que compahia aérea vai pesar passageiros antes de embarque para voos internacionais?

Por causa do requisito regulatório da Nova Zelândia. Isso porque, antes de cada decolagem, o piloto precisa saber o peso de tudo o que vai na aeronave e a distribuição dele no avião para calcular o combustível ― aumentando, assim, a segurança de todos a bordo. Foi o que explicou em comunicado Alastair James, porta-voz da Air New Zealand.

“Pesamos tudo o que vai na aeronave – da carga às refeições a bordo, à bagagem no porão.​ Para clientes, tripulação e malas de cabine, usamos pesos médios, que obtemos ao fazer esta pesquisa em 2021 [a mesma coleta de dados foi feita, mas com base em voos nacionais].” Agora, o objetivo é ter uma média para a rota internacional.

A título de curiosidade, de acordo com as regras da autoridade, as companhias aéreas têm várias opções para estimar o peso do passageiro: realizar periodicamente pesquisas como a Air New Zealand está fazendo para estabelecer um peso médio ou usar um peso padrão definido pela autoridade.

 

A pesagem dos passageiros antes do embarque será obrigatória?

Não. Trata-se de uma pesquisa voluntária. Será realizada na entrada do saguão do portão de embarque de alguns voos da Air New Zealand que partem do Aeroporto Internacional de Auckland, na Nova Zelândia.

 

A companhia aérea vai pesar passageiros antes do embarque de forma definitiva?

Não. A pesquisa será feita com cerca de 10 mil clientes entre 29 de maio e 2 de julho. O objetivo da empresa é coletar os dados, analisar e usar como média de peso nos voos futuros.

 

Como fica a privacidade de dados dos passageiros com a pesagem antes do embarque no voo?

Pesar durante o check-in pode parecer algo assustador para a clientela e perguntas como “se exceder o peso, eu serei a pessoa escolhida para desembarcar?” podem surgir. Mas isso, segundo a empresa, não vai acontecer porque a privacidade do dado será garantida.

“Não há exibição [do peso atrelado a você] visível em nenhum lugar. Ninguém pode ver seu peso ― nem mesmo nós. É completamente anônimo”, diz James​.

Assim, a Air New Zealand encontrou no voluntarismo e na privacidade de dados uma forma de não assustar os clientes e deixar claro que, a coleta de informação do peso é para garantir ainda mais segurança.

 

Fonte: StartSe
Foto: Canva

Últimas notícias

As melhores companhias aéreas em 2024

As melhores companhias aéreas em 2024

A Skytrax é uma consultoria britânica que analisa o mercado de aviação e elege anualmente os melhores aeroportos e as melhores companhias aéreas do mundo. O ranking dos aeroportos foi divulgado em abril, encabeçado pelo Aeroporto Internacional Hamad em Doha, no Qatar....

ler mais
O que pode ser considerado fraude em seguro viagem

O que pode ser considerado fraude em seguro viagem

No Brasil, as fraudes contra seguradoras de todos os tipos alcançaram a cifra de R$ 824,9 milhões em 2022, segundo dados da Confederação Nacional das Seguradoras. Este valor corresponde a 16,1% do total de sinistros suspeitos no país. Mas, afinal, o que isso significa...

ler mais
Share This