Meu voo vai migrar para o Galeão? O que muda com as restrições ao Santos Dumont?

20 jun 2023 | Notícias

Após meses de conversas com o governo em busca de uma solução para revitalizar o Aeroporto Internacional do Galeão, na Zona Norte do Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou, na última quarta-feira (14/06), a proposta das autoridades fluminenses de restringir operações no Santos Dumont, no Centro da cidade.

Depois da reunião com o presidente, o prefeito Eduardo Paes informou que as únicas rotas que permanecerão no terminal localizado no Centro do Rio serão a ponte aérea para Congonhas, em São Paulo, e os voos para Brasília. Veja algumas das dúvidas sobre as mudanças.

Quais voos do Santos Dumont vão migrar para o Galeão?

Todos aqueles que liguem o Rio a cidades do exterior ou às cidades do país que não sejam São Paulo e Brasília. O Santos Dumont ficará limitado às ponte-aéreas para a capital paulista e a capital federal.

A partir de quando haverá migração dos voos para o Galeão?

Após a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, em 14/06, o prefeito Eduardo Paes disse que as restrições ao Santos Dumont poderiam passar a valer em janeiro, mas o cronograma oficial não está definido.

Numa primeira avaliação, Cláudio Frischtak, presidente da Inter.B Consultoria, considerou o prazo de janeiro factível, do ponto de vista operacional, dando tempo para que que as companhias aéreas e a própria RIOGaleão, concessionária que opera o terminal, se preparem para um aumento de voos e fluxo de passageiros no aeroporto internacional.

Por que o governo vai migrar voos domésticos do Santos Dumont para o Galeão?

Desde o início das discussões sobre como resolver a queda do fluxo de passageiros do Galeão, a prefeitura carioca e o governo fluminense sustentam que o problema passa pelo Santos Dumont. Por isso, defendem a limitação de voos no terminal central.

Nessa visão, a oferta de voos de média distancia saindo do Santos Dumont – único terminal de grande porte que sobrou sob administração exclusiva da Infraero, a estatal federal que geria todos os aeroportos do país antes do programa de concessões – seria a responsável pelo esvaziamento do Galeão.

O aeroporto internacional chegou a embarcar 17 milhões de passageiros em 2014, mas terminou o ano passado com quase 6 milhões. O Santos Dumont teve um fluxo de pouco mais de 10 milhões de passageiros no ano passado, acima do nível de 9,2 milhões de 2013. Esse movimento deixa o terminal no limite, já que sua capacidade máxima é de 9,9 milhões ao ano.

Tenho voo internacional com conexão em Brasília ou São Paulo. Vou poder fazer o check-in no Santos Dumont?

Segundo anunciou o prefeito Eduardo Paes após a reunião em Brasília na semana passada, não poderá. Um dos objetivos da restrição aos voos partindo do Santos Dumont é justamente evitar voos internacionais no terminal, permitindo que o Galeão volte a ser um hub de distribuição de voos.

O que acontece se tenho passagem comprada com partida do Santos Dumont para o ano que vem?

Segundo Igor Britto, diretor de relações institucionais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não há regras claras sobre a necessidade de ressarcimento quando o aeroporto é na mesma região metropolitana. A advogada Luciana Atheniense, especializada em direito do turismo, diz que as situações precisam ser analisadas caso a caso. Se o passageiro não for informado da mudança previamente, pode caber indenização pela companhia aérea. Caso a companhia avise da mudança e dê assistência ao passageiro, por exemplo, oferecendo transporte entre os dois terminais aéreos, o consumidor pode não ter do que reclamar. Segundo Atheniense, também pesa nos direitos do consumidor o fato de haver opções. Se o único voo em questão saía do Santos Dumont e agora passará para o Galeão é diferente de casos em que havia voos saindo dos dois aeroportos, e o cliente optou conscientemente pelo Santos Dumont. Caso haja diferença de preços nas passagens, também pode haver espaço para reclamação.

 

Fonte: O Globo
Foto: Canva

Últimas notícias

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

ESTA exige selfie em novo passo para entrada nos EUA

Os viajantes que utilizam o programa de isenção de visto (Visa Waiver Program) para entrar nos EUA precisarão cumprir uma nova etapa no processo de solicitação do ESTA (Electronic System for Travel Authorization). As autoridades americanas passaram a exigir que os...

ler mais
Share This