Vale a pena comprar passagem aérea na Black Friday 2023?

24 nov 2023 | Notícias

As companhias aéreas já se preparam para a Black Friday 2023, marcada para o dia 24 de novembro. Junto ao dia de promoções, está a aproximação do período de férias e festas de fim de ano.

No entanto, o consumidor precisa ficar atento durante a compra das passagens.

O preço dos vouchers, que subiu 23,70%, foi a principal contribuição para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em outubro, de acordo
com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Roberto Kanter, economista e professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apesar de prometer diversas promoções, a Black Friday não pode ser encarada como uma garantia de que o consumidor vai conseguir passagens mais baratas.

“A Black Friday está longe de ser uma garantia. Por si só, [a data] vem perdendo credibilidade”, aponta.

O docente ainda destaca que consumidores devem ficar atentas às passagens ofertadas na Black Friday, que promete descontos em todos os tipos de produtos.

“Tem aquela coisa de oferta de Black Friday — quando você vai ver é para viajar numa data que você não quer, num horário que não te serve, numa combinação que também não te atende. Então, o consumidor tem que ficar atento a isso. Caso contrário, ele pode comprar gato por lebre”, afirmou.

Ele acrescenta que “é muito importante olhar, por exemplo, a informação ‘tempo total de voo’. Às vezes, tem uma passagem que é interessante, só que aí você tem que ter um pernoite — você perde dois dias e tem que arrumar um hotel. O barato sai caro”.

O especialista em varejo recomenda que quem deseja comprar as passagens monitore já ao longo desta semana os trechos que deseja ir, no período que planeja viajar, e compare com as ofertas da Black Friday.

Ferramentas gratuitas como o Google Voos, diz Kanter, podem ser usadas para comparar os preços.

“O consumidor tem que ficar atento às possibilidades de ganho e não olhar para as chamadas [de desconto]. O ideal é que monitore, não apenas as passagens, mas todos os produtos que queira comprar na Black Friday. Existem várias ferramentas de acompanhamento [como Zoom e Buscapé]. E acho que agora é um período ótimo, do dia 20. Acho que é importante para você ter uma noção efetiva se a Black Friday é Black Friday ou Black Fraude”.

Advogada dá dicas para não cair em golpes

Quem planeja viajar ainda deve ficar em alerta em relação à segurança.

Carolina Vesentini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), recomenda que, antes da compra da passagem, os clientes leiam as especificações do contrato referentes à política de cancelamento e reembolso da compra.

A especialista também avisa que, além de desconfiar de preços muito abaixo da média, os consumidores tomem cuidado com as promoções enviadas por e-mail.

“Os ataques de phishing — crime em que os internautas são convencidos a revelar informações pessoais, como senhas e dados de cartão de crédito — costumam fraudar o internauta, utilizando e-mails inexistentes e domínios que embora pareçam com o original não têm relação com a empresa da suposta oferta”, destaca.

Confira outras medidas recomendadas pela especialista:

  • Pesquisar a idoneidade da empresa e verificar se ela tem endereço físico e canal de relacionamento com o consumidor. Também é importante que o consumidor acesse o histórico de reclamações no Procon de seu município e no site consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, para verificar a reputação da loja;
  • Evitar sites que só aceitam pagamento via boleto, pois além de não passar pela verificação da administradora do cartão, caso haja fraude, não conseguirá reaver o valor pago;
  • Verificar se está fazendo a compra no site oficial:
  • Fazer uma busca na reputação da empresa no mercado. O recomendado, segundo Carolina, é que as compras sejam feitas com agências conhecidas e cotadas pelos clientes;
  • Ao fazer o pagamento da compra, verificar se o titular da conta indicada coincide com o CNPJ da agência.

Os consultores de viagens da ATBT estarão à disposição no dia de hoje para garantir que nossos clientes possam aproveitar os melhores preços, com segurança na compra e em voos que valham realmente a pena. Esse é o nosso compromisso o ano inteiro!

Fonte: Valor Econômico

Últimas notícias

Israel implementa visto eletrônico para brasileiros

Israel implementa visto eletrônico para brasileiros

Brasileiros precisarão preencher uma autorização eletrônica de viagem antes de entrar em Israel. A medida entrará em vigor a partir de agosto de 2024. O Ministério de Turismo de Israel anunciou a implementação do novo sistema de Autorização Eletrônica de Viagem...

ler mais
Voo cancelado: o que fazer e quais os seus direitos

Voo cancelado: o que fazer e quais os seus direitos

É uma experiência que está entre os piores imprevistos de uma viagem: quando menos se espera, a companhia aérea avisa que o voo foi cancelado. Ou, em uma situação também inconveniente, o voo até sai, mas atrasa tanto que você acaba perdendo a conexão. Um cancelamento...

ler mais
Share This