Destinos e experiências inspirados no Dia Internacional da Mulher

8 mar 2024 | Notícias

A ideia do Dia Internacional da Mulher surgiu no início do século 20 no contexto das lutas feministas pelo voto e melhores condições trabalhistas. Como muitas datas comemorativas, foi transformado com o tempo e hoje é motivo de discussões pelo intenso apelo comercial. Independentemente do que passou a significar, a data é uma ótima oportunidade para refletir sobre o “ser mulher”. Por exemplo, você já pensou em viajar sozinha? Acha perigoso? Já pensou sobre o que te faz querer conhecer novos lugares?

Seja sonhando com os melhores países para mulheres que querem viajar sozinhas ou com um bate e volta em uma cidade perto de você, aproveite para utilizar a data para planejar uma viagem futura para algum lugar cheio de inspiração feminina! Separamos aqui as melhores viagens para mulheres num final de semana, pensando em locais espalhados pelo Brasil e para diferentes orçamentos.

1. Mochilar sozinha em Ouro Preto (MG)

A pequena Ouro Preto é um destino que todo o brasileiro deveria ter o prazer de visitar pelo menos uma vez na vida. É um local que une história, natureza, fé, arquitetura e comida deliciosa, tendo sido uma das cidades mais importantes da chamada Era do Ouro e terra natal de Aleijadinho. Ouro Preto ainda é um dos melhores lugares para viajar sozinha no Brasil!

É possível conhecer as principais atrações de Ouro Preto em três dias ou até um pouco menos, o que facilita uma viagem de final de semana. E as facilidades não param por aí: para chegar lá pode-se pegar um ônibus que sai a cada hora de BH e leva 1h50, é uma cidade que dá para conhecer totalmente a pé, as atrações são baratas e há muitos hostels e pousadas com preços acessíveis.

DICA

É a sua oportunidade de exercer seu lado mochileira e viajar sozinha talvez pela primeira vez! Ouro Preto é segura, barata e cheia de viajantes e moradores animados e amigáveis pelos barzinhos.

2. Aprender no Quilombo dos Palmares (AL)

O Nordeste além das praias tem muito a oferecer, de passeios pela natureza até atrações riquíssimas em história. No Alagoas, você pode facilmente unir um pulo em alguma das sensacionais praias do litoral (como Maragogi ou São Miguel dos Milagres) a passeios culturais pelo interior, principalmente se você se hospedar e alugar um carro em Maceió.

A cerca de 86 km de Maceió, está o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Entre muito verde e céu azul, você pode aprender sobre o maior quilombo das Américas, que funcionou por mais de 100 anos e é patrimônio cultural do Mercosul. A visita é gratuita e pode ser feita com um áudio guia gravado nas vozes de personalidades como Chica da Silva e Djavan.

DICA

Local para se inspirar na força de milhares de mulheres que fugiram da escravidão e chegaram ao quilombo. Duas merecem destaque: Aqualtune, princesa do Congo escravizada no Brasil e criadora do quilombo, e Dandara, grande líder e esposa de Zumbi.

3. Descobrir pintoras brasileiras em museus de São Paulo (SP)

Uma cidade cosmopolita cheia de atrações, São Paulo há tempo se liberta daquela imagem de puro centro financeiro e se mostra um destino turístico riquíssimo. A cultura e os eventos artísticos são mais fortes ali do que em qualquer outra capital brasileira e caminhar pela Paulista aberta em um domingo é uma experiência única.

Os diversos museus para visitar em São Paulo guardam algumas das principais obras de grandes pintoras brasileiras, e visitá-los seria uma ótima programação e homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

DICA

Desbrave a enorme cidade, desfrute do que ela tem a oferecer de melhor e, ao mesmo tempo, se inspire com artistas brasileiras em museus, peças, shows… basta procurar que São Paulo tem!

4. Se encantar na casa de Cora Coralina (GO)

O pequeno município de Goiás, localizado a 142 km de Goiânia, foi a antiga capital do estado e é hoje um destino ideal para quem procura aquele relaxamento que só uma cidade de ruelas de pedra proporciona. Cheio de casinhas coloniais coloridas e uma charmosa praça em volta de um coreto, “Goiás Velho” ainda guarda museus ligados à sua importância história.

Uma das casas de escritores que são pontos turísticos, o Museu Casa Cora Coralina é daquela simplicidade aconchegante que, ao trazer informações sobre a antiga moradora, faz você se sentir quase um amigo de longa data. O museu é bem cuidado e fica na chamada Casa Velha da Ponte, construção datada de 1770 e originalmente propriedade da coroa portuguesa.

DICA

Cora Coralina nasceu em 1889 e começou a escrever para jornais antes de completar 20 anos, porém ficou famosa apenas em 1980, com mais de 90 anos. A poetisa viveu até os 95 e tinha ideias libertárias e contra o machismo de seu tempo. Tem como não se encantar com suas palavras melodiosas e carreira inspiradora?

5. “Se encontrar” em Florianópolis (SC)

A “Ilha da Magia” é um pedacinho especial no sul do país, com tantos cantinhos a serem desbravados que rendem muitas visitas. Mas, em um final de semana em Florianópolis, você já consegue relaxar do estresse do dia a dia e se apaixonar pela ilha.

Você pode curtir as muitas praias de Floripa, se aventurar nas trilhas da ilha, optar por uma viagem mais cultural pelo centro histórico, ou ainda explorar locais mais diferenciados como a Lagoa do Peri. Os preços por lá são amigáveis, há viajantes de todos os lugares do mundo (principalmente nos entornos da Lagoa da Conceição) e você pode aproveitar para fazer uma aula de surf ou de yoga!

DICA

É um ótimo destino para viajar sozinha e daqueles onde é possível relaxar e “se encontrar”. Aproveite para ler um livro deitada numa rede (quem sabe de uma autora mulher?!) e se esbanjar nos diversos restaurantes deliciosos de Floripa.

6. Explorar a Chapada dos Guimarães (MT)

Esse destino pode ir agorinha para a sua lista de lugares para viajar com as amigas no Brasil, seja no Dia Internacional da Mulher ou nas suas férias. Uma das principais chapadas brasileiras, a Chapada dos Guimarães oferece passeios de natureza incríveis e um clima aventureiro sem igual.

Localizada a apenas 75km de Cuiabá, tem fácil acesso e pode ser explorada em um final de semana já que é menor que as outras chapadas brasileiras. Para chegar à cidade base, também chamada Chapada dos Guimarães, é possível alugar um carro em Cuiabá ou até pegar um ônibus.

DICA

As trilhas e passeios da Chapada dos Guimarães vão fazer você e suas amigas se sentirem fortes e conectadas com a natureza. E é também um local para se renovar: são poucas as agruras que um bom banho de cachoeira não cura!

Gostou das nossas dicas inspiradas no Dia Internacional da Mulher? Esperamos que esses lugares incríveis inspirem você, seja para organizar uma viagem de autoconhecimento, uma viagem com amigas ou uma solo trip.

 

Fonte: Skyscanner

Últimas notícias

Viagem com pets e animais terapeuticos

Viagem com pets e animais terapeuticos

Muitas são as dúvidas dos tutores quando o assunto é viagem com pets. Sobretudo com àqueles considerados terapêuticos ou de apoio/ suporte emocional. Entende-se que um animal é terapêutico quando ele é parte de um tratamento ou intervenção terapêutica para melhora da...

ler mais
Share This