Grupo Latam elimina 96% dos plásticos de uso único em suas operações

14 mar 2024 | Notícias

O Grupo Latam encerrou 2023 com um progresso significativo na eliminação de plásticos de uso único em todas as suas operações, alcançando uma redução de mais de 1,7 mil toneladas. O volume corresponde a cerca de 96% do escopo definido pelo Grupo como plástico de uso único, o equivalente a 266 milhões de sacolas plásticas. Os 4% restantes correspondem aos itens que não puderam ser substituídos ou eliminados por motivos legais, de segurança, saúde ou operacionais, ou porque não havia opções de substituição disponíveis no mercado.

Na cabine Premium Business, foram implementadas sacolas reutilizáveis de algodão para itens de descanso e amenidades, como travesseiros, cobertores, capas de assento e fones de ouvido, e lançados novos kits de amenidades sem plásticos de uso único, feitos no Brasil com matérias-primas locais.

Na cabine Economy, o uso de utensílios de alimentação reutilizáveis foi implementado durante todo o voo, com base em plástico rotativo de alta durabilidade, além de talheres e mexedores de bambu. Além disso, o uso de tiras de papel para a contenção de itens de descanso foi introduzido nas afiliadas da Colômbia, Chile, Peru e Equador.

Nos aeroportos, foram implementadas novas etiquetas 100% feitas de papel em diferentes aeroportos da malha aérea da companhia. Além disso, a Latam Airlines Brasil trocou seus kits de lanches para contingências em terra por modelos feitos 100% de papel e papelão.

Já nos escritórios e áreas operacionais – especialmente no Chile e no Brasil – começaram a ser utilizados copos, sacolas e sacos de papel.

“Estamos orgulhosos de poder encerrar 2023 com um progresso significativo na eliminação de plásticos de uso único em todas as operações, o que foi um grande desafio para o grupo. Foi um processo de aproximadamente três anos, que envolveu áreas transversalmente diferentes, desde o design da experiência de viagem até as linhas operacionais, substituindo os plásticos descartáveis por materiais rotativos, de base biológica e/ou biodegradáveis. Sabemos que ainda há muito espaço para melhorias e continuaremos a trabalhar arduamente nisso este ano”, afirma a gerente de Sustentabilidade do Grupo Latam, Johanna Cabrera.

Fonte: Panrotas
Foto: Divugação

Últimas notícias

Viagem com pets e animais terapeuticos

Viagem com pets e animais terapeuticos

Muitas são as dúvidas dos tutores quando o assunto é viagem com pets. Sobretudo com àqueles considerados terapêuticos ou de apoio/ suporte emocional. Entende-se que um animal é terapêutico quando ele é parte de um tratamento ou intervenção terapêutica para melhora da...

ler mais
Share This