A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil disponibilizam, desde março deste ano, a opção de pagamento da taxa de solicitação (MRV) via Pix. Essa nova alternativa está em fase inicial de implementação, podendo requerer até uma hora para compensação do pagamento. Além deste método, os solicitantes mantêm a opção de pagamento por meio de cartão de crédito ou em boleto bancário.
Entre janeiro e março de 2024, o número de vistos para os EUA processados no Brasil cresceu 20% em comparação como o mesmo período do ano passado. Isso significa que mais de 340 mil vistos foram processados em apenas três meses em todo o território nacional. Em 2024, o consulado espera ultrapassar o recorde de 1,1 milhão de vistos emitidos no Brasil em 2023.
“Lembramos também que o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) em Brasília mudou para o Aeroporto Internacional de Brasília, assim como o do Rio, que mudou para o Aeroporto Santos Dumont. O CASV desempenha um papel fundamental ao agilizar o processo de solicitação de visto, incluindo a retirada de passaportes e a coleta de dados biométricos. Continuamos comprometidos em oferecer uma experiência de solicitação de visto eficiente e conveniente para todos os brasileiros”, diz o comunicado da Embaixada.
Até o final de 2024, a fase da entrevista no consulado ou embaixada está eliminada para quem renova o visto americano, contanto que o documento não tenha vencido há mais de 48 meses. Mas ainda é preciso ir até o CASV para apresentar os documentos e tirar uma nova foto.
Fonte: Panrotas
Foto: Canva