O fim de ano se aproxima e vai chegando o momento de se renovar, perdoar e celebrar em família. Além disso,  é tempo de correr contra o próprio tempo para se preparar para todas as festividades: comprar presente, enfeitar a casa, preparar sua árvore de ano novo, visitar cemitérios, encher um tronco de doces.

Você deve ter estranhado algumas dessas tradições, não é mesmo? Provavelmente porque elas não são do seu país ou da sua cultura. Por isso vamos mostrar  como o Natal acontece ao redor do mundo.

Catalunha:

Em algumas de suas cidades, é feita uma certa preparação que já começa no início do mês. Pega-se um tronco oco nos primeiros dias de Dezembro. Ao longo dos dias ele é recheado de doces e guloseimas. No dia 25, o tronco é destroçado com pedaços de pau para que os doces voltem para a família.

Escandinávia
O Natal dos países escandinavos é repleto de particularidades. Na Suécia ele começa bem antes, no dia de Santa Luzia, 13 de Dezembro. Esta é uma das maiores festividades católicas do ano. Neste dia acontecem diversas celebrações, incluindo uma procissão com tochas acesas. No dia 25 a ceia e a troca de presentes acontece normalmente. Já os finlandeses têm o hábito de frequentar saunas na véspera de Natal. Outra tradição da Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos.

Índia

Nada de pinheiro para os indianos! O dia do nascimento de Jesus é celebrado com a decoração de plantas nativas do país, como a bananeira e a mangueira. As folhas dessas plantas, especialmente da bananeira, também são usadas. Elas enfeitam a casa inteira junto com lamparinas de argila.

Iraque

Lá o Natal representa sabedoria. As famílias, por tradição, se reúnem no quintal para ouvir as histórias de Jesus. Em seguida, queima-se uma pilha de espinhos. A partir da queima do fogo pode-se ter um indicativo de como vai ser o ano. Tradição semelhante acontece na Itália. No dia 25 acontece a troca de presentes, a ceia e a celebração entre família. Mas o dia mais é aguardado é o dia 5 de Janeiro, quando acontece a queima da Befana, uma velha bruxa que, segundo a tradição, teria negado ajuda aos reis magos. Distribui-se doce às crianças e  observa-se a direção da fumaça para saber se vai ser um bom ano.

É tão bom conhecer outras culturas!

Que tal escolher a próxima e já preparar seu destino?

Mande um e-mail para atmais@atmais.com e venha conferir os melhores pacotes.

Share This