e-Sim: tecnologia que simplifica a sua vida

2 fev 2023 | Blog

Quem planeja uma viagem, seja de lazer, seja a trabalho, sempre tem como uma das principais preocupações a garantia de que poderá comunicar-se no destino. Foi-se a época dos cartões postais e das ligações por telefones públicos. Hoje em dia a gente quer poder falar do nosso smartphone e, é claro, acessar a Internet!

Passamos pela fase dos custos altos de roaming internacional e também pelo momento de correr atrás de um chip local ao desembarcar. Felizmente, a tecnologia evoluiu e hoje temos o e-Sim, um chip virtual, prático e cheio de benefícios para o viajante. Vem conhecer!

 

O que é

O e-Sim (SIM eletrônico ou digital) veio substituir o chip físico que era inserido manualmente no celular. Agora basta escanear um código QR e pronto, o seu novo número será conectado à estrutura interna da placa mãe do aparelho, armazenando todas as informações necessárias para a conexão com a rede de telefonia.

 

Como funciona

Para utilizar o e-Sim, é necessário que o celular seja compatível com essa tecnologia, pois os aparelhos já são vendidos com o chip virtual integrado. A Apple é a marca com a maior lista de aparelhos elegíveis, tendo dez iPhones que podem utilizar o eSIM, além de alguns iPads. Já a Samsung tem cinco celulares compatíveis, e a Motorola somente um. Logo, ainda deve demorar algum tempo até que os e-Sims roubem totalmente a cena, mas com certeza essa é uma forte tendência.

O segundo passo para utilizar o chip virtual é contratar um plano de dados e-Sim junto à operadora. Atualmente Claro, Vivo, TIM e Oi oferecem essa opção, com variações de exigências quanto à ativação online, via central de atendimento ou presencialmente em lojas. Outra alternativa é a Correios Celular (e-SIM Correios Celular – Correios Celular). Lembrando que é possível conectar mais de uma operadora ao e-Sim e que a qualidade é tão boa quanto à do antigo chip físico.

Uma vez ativado o chip virtual, ele já poderá ser utilizado. A maioria das operadoras oferece um aplicativo para que você possa gerenciar o e-Sim diretamente do seu celular. Baixe o aplicativo, siga as instruções de instalação e pronto!

Para viagens internacionais, o recomendado é escolher previamente o plano ideal, considerando o período de estadia, o local de destino e a data da partida. A instalação e ativação devem ser realizadas antes de viajar. Assim você já chegará conectado, podendo se comunicar com a família, utilizar mapas e pedir um transporte já ao sair do avião.

 

Benefícios

  • Menos burocracia e mais praticidade!
  • O e-Sim não desgasta, não quebra, não fica mal inserido e nem pode ser removido, o que traz mais segurança.
  • Você pode ativar mais de uma linha no mesmo smartphone, sem limitação de espaço físico para os chips ou de modelos específicos.
  • A conexão de dados nunca é interrompida, o que torna mais fácil localizar o seu aparelho em casos de perda ou roubo.
  • Possibilidade de contratar mais de um plano de operadoras diferentes, inclusive internacionais.
  • Facilidade de evolução da Internet das Coisas (IoT), já que, sem a limitação física do chip convencional, o e-Sim poderá funcionar em relógios, assistentes digitais e controles de casas inteligentes, além dos celulares e tablets.
  • Sem utilização do plástico como matéria-prima ou dispensando embalagens, o chip virtual ainda contribui com a sustentabilidade do planeta.

Curtiu? Corre para habilitar o seu e-Sim! Vale a pena também considerar a compatibilidade com essa tecnologia quando for escolher o seu próximo smartphone!


Gabriel Garcia é graduando em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Fez intercâmbio na Oslo Business School, na Noruega, e atualmente integra o time de Inteligência de Negócios da Az Gestão Empresarial.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Viagem com pets e animais terapeuticos

Viagem com pets e animais terapeuticos

Muitas são as dúvidas dos tutores quando o assunto é viagem com pets. Sobretudo com àqueles considerados terapêuticos ou de apoio/ suporte emocional. Entende-se que um animal é terapêutico quando ele é parte de um tratamento ou intervenção terapêutica para melhora da...

ler mais
Share This