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Uns sentem menos, outros mais, mas o desconforto de estar a milhares de quilômetros de altura pode ser bem frequente nos voos. Algumas pessoas chegam a preferir outros meios de transporte que demoram mais e são menos confortáveis e mais caros. Se você é uma dessas pessoas que não consegue relaxar durante o trajeto, estamos aqui para te tranquilizar.

Primeiro porque o avião foi considerado o meio mais seguro do mundo. De acordo com estatísticas internacionais, viagens aéreas provocam apenas um óbito a cada um milhão de passageiros embarcados, diferente de ônibus e navios que provocam 200 e 5.3 mortes por milhão, respectivamente.

Mas se você está cansado de saber isso e mesmo assim se sente inseguro, vamos te ensinar técnicas ótimas para relaxar e aproveitar sua viagem sem maiores problemas!

A chave está na respiração

Quando prestamos atenção na nossa respiração, temos mais facilidade de controlar os pensamentos ruins.  Uma das técnicas para se manter a ansiedade longe é fazer uma expiração alongada. É assim: inspire e conte até três. Depois expire deixando que o ar demore o dobro do tempo para sair. Espere alguns segundos e volte a repetir o procedimento até que esteja bem calmo. É importante pensar em imagens, pessoas e lugares que te deixem relaxado enquanto aplica a técnica. Lembrando que a respiração deve ser feita usando a musculatura do diafragma, movimentando o abdômen e não o tórax.

Antes de embarcar, baixe um aplicativo

Já ouviu falar do Medo de Voar app? Se você tem medo de viagens longas, ele vai ser seu melhor amigo durante os voos. Autointitulado  ‘terapeuta a bordo’, ele promete ajudá-lo com exercícios para reduzir o nível de estresse, com várias dicas e com um botão especial para o pânico. O dispositivo baseia-se em métodos terapêuticos de eficácia cientificamente comprovada, utilizados pela VALK Foundation, uma empresa britânica que estuda o medo de voar.  Ele traz também um mini curso de aviação, estatísticas e dicas para se sentir confortável durante o voo.

Acabou a bateria? Use o de papel

Se você não é fã de aplicativos e recursos tecnológicos ou não tem disponibilidade para usá-los, invista em jogos e desafios. Palavras cruzadas e jogos de raciocínio lógico são boas opções para manter sua mente focada e trabalhando.

O alimento certo

O que você come no avião também pode te ajudar a relaxar. Por exemplo, a banana tem um papel importante na produção de serotonina, hormônio que ajuda no relaxamento e que, portanto, pode levá-lo a um sono mais rápido. A linhaça também é uma boa pedida. Rica em ômega 3, ajuda na regulação dos neurotransmissores, melhora o sono, o humor, a irritabilidade, a ansiedade e a depressão.

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Boa viagem!

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